



Membresias

Membro Acadêmico
Desde: 02/02/2026
Cadeira: 45
Patrono: Manuel de Araújo Porto-Alegre
Seu ingresso reconhece mérito intelectual, produção acadêmica, científica ou cultural, alinhamento com os valores da Academia e compromisso com a participação ativa em projetos, publicações e atividades institucionais.
Biografia
Anderson Cordeiro Sandes, formado em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, trilhou um caminho apaixonado pelas artes e pela educação, atuando como professor de Artes com ênfase em Educação Artística.
Poeta, cronista e ensaísta, imprime sua visão única em obras como "Baseado em Fardos Reais"; "Arte & Guerra Cultural: preparação para tempos de crise" e "História da Educação: um breve estudo sobre as relações entre a educação, ciência e religião – Do antigo Egito ao Brasil imperial", além de diversas outras publicações que entrelaçam história, cultura e reflexão.
Sua contribuição se estende a revistas de divulgação artística (Scena Crítica, Revista Amplitude, Bulunga etc) e antologias poéticas, além de concursos de poesias e crônicas, dos quais já foi classificado em diversas ocasiões.
No Twitter, à frente da página Boletim Parnaso, divulga conteúdo cultural, explorando literatura, cinema, pintura e história.
Como editor, deu nova vida a clássicos em edições como "Escritos seletos de Machado de Assis" (Pius Edições) e "Reflexões sobre a vaidade dos homens, de Matias Aires" (Estudos Nacionais).
Hoje, como capista e diagramador na Editora PHVox, continua a contribuir com mercado editorial brasileiro.
Honrarias Outorgadas
Pessoa sem honrarias outorgadas por esta Academia. Acesse aqui para conhecer as Láureas de Mérito publicadas.
Acesse aqui para visualizar os processos com edital ou candidaturas em aberto.




